XXI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria

Dados do Trabalho


Título

PERFIL NUTRICIONAL E CLINICO DE MULHERES ADULTAS E IDOSAS ATENDIDAS EM UM AMBULATORIO DE HIPERTENSAO

Introdução

Mulheres com hipertensão arterial (HA) requerem atenção em virtude de particularidades que se relacionam ao sexo, como é o caso das mudanças oriundas da menopausa, no intuito de um envelhecimento com menos doenças e eventos cardiovasculares.

Objetivos

Descrever o perfil nutricional e clínico de mulheres adultas e idosas atendidas em um ambulatório de hipertensão

Métodos

Estudo transversal com mulheres com idade ≥ 45 anos atendidas em um ambulatório de hipertensão na cidade de São Paulo/SP, as quais foram divididas em dois grupos: adultas (entre 45 e 59 anos) e idosas (≥ 60 anos). Foram realizadas análises descritivas entre grupos para as variáveis relacionadas ao estado nutricional (índice de massa corporal – IMC, conforme o critério de classificação do estudo SABE/OPAS) e clínico (diagnóstico de dislipidemias - DLP, diabetes mellitus - DM, doença arterial coronariana - DAC e acidente vascular cerebral – AVC). A avaliação nutricional foi realizada por uma única nutricionista e os dados clínicos foram obtidos em prontuário eletrônico na data da consulta em que foi realizada a avaliação nutricional.

Resultados

Em uma amostra total de 63 mulheres, 44 (69,8%) adultas e 19 (30,2%) idosas. Encontramos que a maior parcela da amostra apresentava obesidade, sendo esse o estado nutricional em 59,1% (n=26) das adultas e 73,7% (n=14) das idosas. Foi observada grande prevalência de doenças e eventos em ambos os grupos. Entre as adultas, encontramos os seguintes achados de porcentagem de diagnóstico: 79,6% de DLP, 45,5% de DM, 29,6% de DAC e 20,5% de AVC. Enquanto que, os percentuais entre as idosas foram de: 89,5% de DLP, 52,6% de DM, 31,6% de DAC e 15,8% de AVC.

Conclusões

Em ambos os grupos, foi observado o estado nutricional alterado na maior parcela das investigadas, além de ser encontrada uma alta prevalência de doenças e eventos. Destaca-se, assim, que ambos os grupos investigados merecem atenção. Mas, em especial, o grupo de mulheres adultas requer cuidados mais enfáticos no controle do estado nutricional e perfil clínico, visto que estão em idade próxima à menopausa e que serão a população geriátrica em breve.

Palavras Chaves

Mulheres, hipertensão, doenças cardiovasculares, perfil nutricional.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil

Autores

EVELYN DE OLIVEIRA SANT'ANA, Ana Luíse Duenhas Berger, Luiz Aparecido Bortolotto