XXI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria

Dados do Trabalho


Título

CONSUMO DE SODIO DE IDOSAS COM DIAGNOSTICO DE HIPERTENSAO ARTERIAL ATENDIDAS AMBULATORIALMENTE

Introdução

Uma alimentação não saudável, caracterizada pelo consumo excessivo de sódio, está relacionada com maiores valores de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD). Assim, conhecer o consumo de sódio em uma população é fundamental para uma adequada orientação nutricional e controle da hipertensão arterial (HA).

Objetivos

Descrever o perfil de consumo de sódio, assim como o perfil etário e clínico, de idosas atendidas em um ambulatório de hipertensão arterial de um hospital especializado em cardiologia na cidade de São Paulo/SP.

Métodos

Estudo transversal com mulheres com idade ≥ 60 anos atendidas em um ambulatório de hipertensão na cidade de São Paulo/SP, as quais participaram de um estudo de desenvolvimento e validação de um questionário de escore de sódio entre setembro de 2017 e maio de 2022, de modo que todas realizaram o exame do sódio urinário de 24 horas (NaU24h), considerado o padrão ouro para avaliação do consumo desse mineral. Assim, foram realizadas análises descritivas as variáveis relacionadas ao perfil de consumo de sódio, etário e clínico (PAS e PAD). Os dados etários e clínicos foram coletados dos prontuários eletrônicos em data referente a realização do exame de NaU24h. Todas as participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foram excluídas aquelas que não coletaram adequadamente o material para o exame de NaU24h.

Resultados

A amostra foi composta por 19 mulheres, com idade média de 68 ± 5 anos. A respeito do perfil clínico, observamos valores médios de PAS e PAD de 157 ± 26 mmHg e 91 ±9 mmHg, respectivamente. E, como dado principal, encontramos que as mulheres avaliadas apresentavam consumo médio de sódio de 157 ± 61 mEq.

Conclusões

Concluímos que o grupo de idosas investigadas apresenta níveis pressóricos e de consumo de sódio acima dos valores recomendados para adequado controle da HA, o que expõe a população à maiores chances de desenvolvimento de lesões de órgão alvo e eventos cardiovasculares. Sendo fundamental uma intervenção multiprofissional para essas idosas.

Palavras Chaves

Sódio, mulheres, hipertensão, idosas.

Área

Tema Livre

Autores

EVELYN DE OLIVEIRA SANT'ANA, Ana Luíse Duenhas Berger , Luiz Aparecido Bortolotto