XXI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ELETROCARDIOGRAFICOS MAIS FREQUENTES NA POPULAÇAO ACIMA DE 65 ANOS EM UMA CLINICA DE CARDIOLOGIA NA CIDADE DE PATO BRANCO, PARANA.

Introdução

O eletrocardiograma (ECG) é um exame complementar, não invasivo, que auxilia na interpretação de doenças cardíacas e não cardíacas. Distúrbios do ritmo, de condução, síndromes coronarianas agudas, alterações hidroeletrolíticas, entre outros achados, podem ser rapidamente diagnosticadas com o ECG.

Objetivos

Identificar os achados eletrocardiográficos mais frequentes em pacientes com idade acima de 65 anos em uma clínica de cardiologia na cidade de Pato Branco, Paraná.

Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo com o objetivo de resumir as principais alterações eletrocardiográficas encontradas na população acima de 65 anos. Foram analisados 213 eletrocardiogramas de uma clínica de cardiologia, sendo 132 de mulheres e 81 de homens.

Resultados

Os dados obtidos estão sintetizados na Tabela 1, que descreve as principais anormalidades observadas nos 213 ECGs analisados. O achado mais prevalente foi a Sobrecarga Ventricular Esquerda (SVE) com 54 casos. No entanto, não foram detectados casos de Sobrecarga Ventricular Direita (SVD). A Sobrecarga Atrial Esquerda (SAE) foi observada em 10 casos, enquanto a Sobrecarga Atrial Direita (SAD) ocorreu em 6 casos. Outros achados incluem o Bloqueio de Ramo Direito (BRD) em 10 casos e o Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) em 20 casos. A Bradicardia Sinusal foi identificada em 29 casos e a Fibrilação Atrial (FA), a arritmia mais comum, foi encontrada em 31 casos. Foram registrados 4 casos de Taquicardia Sinusal, 11 casos de Extrassístole Ventricular (EV) e 1 caso de Extrassístole Atrial (EA). O Flutter Atrial (FLA) foi observado em 1 caso e o Bloqueio Atrioventricular de primeiro grau (BAV 1º grau) em 9 casos. Além disso, foram observados 27 eletrocardiogramas normais.

Conclusões

Os dados observados apontam que a sobrecarga ventricular esquerda, fibrilação atrial e bradicardia sinusal foram os achados mais prevalentes. Destacando a importância de monitoramento contínuo e adequado manejo clínico dessas condições.

Palavras Chaves

Eletrocardiograma; Idosos; Sobrecarga ventricular; Fibrilação atrial; Bradicardia sinusal.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil

Autores

IZABELLA GANZALA, Lucas Mateus Both, Laura Zanetti, Júlia Regina Fortuna Zanchet, Aline Imi Watanabe, Alvaro Cesar Cattani, Letícia Piva