Dados do Trabalho
Título
ACHADOS ELETROCARDIOGRAFICOS MAIS FREQUENTES NA POPULAÇAO ACIMA DE 65 ANOS EM UMA CLINICA DE CARDIOLOGIA NA CIDADE DE PATO BRANCO, PARANA.
Introdução
O eletrocardiograma (ECG) é um exame complementar, não invasivo, que auxilia na interpretação de doenças cardíacas e não cardíacas. Distúrbios do ritmo, de condução, síndromes coronarianas agudas, alterações hidroeletrolíticas, entre outros achados, podem ser rapidamente diagnosticadas com o ECG.
Objetivos
Identificar os achados eletrocardiográficos mais frequentes em pacientes com idade acima de 65 anos em uma clínica de cardiologia na cidade de Pato Branco, Paraná.
Métodos
Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo com o objetivo de resumir as principais alterações eletrocardiográficas encontradas na população acima de 65 anos. Foram analisados 213 eletrocardiogramas de uma clínica de cardiologia, sendo 132 de mulheres e 81 de homens.
Resultados
Os dados obtidos estão sintetizados na Tabela 1, que descreve as principais anormalidades observadas nos 213 ECGs analisados. O achado mais prevalente foi a Sobrecarga Ventricular Esquerda (SVE) com 54 casos. No entanto, não foram detectados casos de Sobrecarga Ventricular Direita (SVD). A Sobrecarga Atrial Esquerda (SAE) foi observada em 10 casos, enquanto a Sobrecarga Atrial Direita (SAD) ocorreu em 6 casos. Outros achados incluem o Bloqueio de Ramo Direito (BRD) em 10 casos e o Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) em 20 casos. A Bradicardia Sinusal foi identificada em 29 casos e a Fibrilação Atrial (FA), a arritmia mais comum, foi encontrada em 31 casos. Foram registrados 4 casos de Taquicardia Sinusal, 11 casos de Extrassístole Ventricular (EV) e 1 caso de Extrassístole Atrial (EA). O Flutter Atrial (FLA) foi observado em 1 caso e o Bloqueio Atrioventricular de primeiro grau (BAV 1º grau) em 9 casos. Além disso, foram observados 27 eletrocardiogramas normais.
Conclusões
Os dados observados apontam que a sobrecarga ventricular esquerda, fibrilação atrial e bradicardia sinusal foram os achados mais prevalentes. Destacando a importância de monitoramento contínuo e adequado manejo clínico dessas condições.
Palavras Chaves
Eletrocardiograma; Idosos; Sobrecarga ventricular; Fibrilação atrial; Bradicardia sinusal.
Área
Tema Livre
Instituições
Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil
Autores
IZABELLA GANZALA, Lucas Mateus Both, Laura Zanetti, Júlia Regina Fortuna Zanchet, Aline Imi Watanabe, Alvaro Cesar Cattani, Letícia Piva