XXI Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO DE ACHADOS ELETROCARDIOGRAFICOS E ECOCARDIOGRAFICOS NA SOBRECARGA VENTRICULAR ESQUERDA NA POPULAÇAO ACIMA DE 65 ANOS EM UMA CLINICA DE CARDIOLOGIA EM PATO BRANCO, PARANA

Introdução

A sobrecarga de ventrículo corresponde ao aumento da massa dessa câmara de forma adaptativa a situações de aumento de pressão e demanda do ventrículo. Essa alteração pode ser visualizada diretamente com o uso do ecocardiograma, porém, algumas alterações eletrocardiográficas, bem estudadas na prática clínica, podem presumir essa sobrecarga.

Objetivos

Analisar a especificidade e sensibilidade do eletrocardiograma quando comparado ao ecocardiograma no diagnóstico de sobrecarga ventricular esquerda em uma população acima de 65 anos.  Avaliar se há concordância entre o eletrocardiograma e o ecocardiograma na identificação de sobrecarga ventricular esquerda em uma população acima de 65 anos.

Métodos

Foi realizado um estudo de validação diagnóstica com objetivo de verificar a precisão do eletrocardiograma (ECG) em relação a um padrão de referência, o ecocardiograma (ECO), para identificar sobrecarga ventricular esquerda (SVE). Além disso, foi realizado um estudo de concordância entre os dois métodos. Para verificar a precisão, foi calculada a sensibilidade e especificidade do ECG em relação ao ECO; ademais, para análise de concordância utilizou-se o Coeficiente de Kappa. Os critérios de SVE utilizados foram de Cornell, Sokolow-Lyon e Peguero-Lo Presti. Analisou-se 213 ECGs e 213 ECOs do mesmo indivíduo, com intervalo máximo de 6 meses entre os exames. Destaca-se ainda, que a análise foi realizada no software R Studio e foi feita uma análise para cada critério de sobrecarga ventricular citado.

Resultados

O critério de Peguero-Lo Presti demonstrou uma sensibilidade de 22,98% e especificidade de 93,65%; o de Cornell demonstrou sensibilidade de 9,30% e especificidade de 96,82%; Sokolow-Lyon demonstrou sensibilidade de 8,04% e especificidade de 99,20%. Já o índice de Kappa dos três critérios foi menor que 0,20.

Conclusões

O Critério de Peguero-Lo Presti demonstrou-se o mais sensível entre os analisados e o de Sokolow-Lyon o menos sensível, entretanto, o mais específico. Assim, o ECG demonstrou baixa sensibilidade e alta especificidade e, logo, possui grande número de falsos negativos e baixa quantidade de falsos positivos. Os exames mostraram leve concordância entre si, de acordo com o Índice de Kappa <0,20.

Palavras Chaves

Sobrecarga ventricular esquerda; Eletrocardiograma; Ecocardiograma.

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil

Autores

IZABELLA GANZALA, Laura Zanetti, Lucas Mateus Both, Júlia Regina Fortuna Zanchet , Letícia Piva, Alvaro Cesar Cattani