Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE TAKOTSUBO EM PACIENTE OCTOGENARIA: RELATO DE CASO
Introdução
A Cardiomiopatia de Takotsubo (TCM) é uma condição cardíaca semelhante à síndrome coronariana aguda (SCA), caracterizada pela disfunção sistólica ventricular esquerda transitória aguda, frequentemente precipitada por gatilhos estressores emocionais ou físicos. É responsável por cerca de 3% de todas as SCA, e afeta principalmente mulheres na pós-menopausa.
Relato do Caso
Paciente R.R.S, octogenária frágil, hipertensa, dislipidêmica e diabética, foi atendida no pronto socorro com quadro de precordialgia em aperto com irradiação para dorso, de início súbito em repouso. Ao exame físico não apresentava alterações à ausculta cardíaca e PA 160x80mmHg. Os exames revelaram troponina sérica de 1,510ng/ml e CKMB 8,32ug/l. Ao eletrocardiograma apresentava infra do segmento de ST em parede lateral e inversão da onda T em parede anterior extensa em eletrocardiograma. O cateterismo cardíaco, evidenciou ausência de obstruções das artérias coronárias, porém com discinesia e abaulamento apical em ventrículo esquerdo. A partir desses achados, e com o relato da perda inesperada do marido, o diagnóstico sugestivo foi a TCM. O tratamento medicamentoso foi iniciado com antiagregantes plaquetários, β-bloqueadores e estatina. A paciente apresentou boa evolução na fase inicial e no seguimento em longo prazo.
Discussão
A patogênese da TCM está associada ao estresse emocional/físico, que ativa a resposta simpática resultando no aumento significante das concentrações plasmáticas de catecolaminas e consequente disfunção ventricular esquerda. O diagnóstico é desafiador devido às semelhanças clínicas com a SCA, sendo necessário um exame de imagem precoce para melhor elucidação diagnóstica. Os achados eletrocardiográficos mais comuns são elevação do segmento ST, inversão progressiva da onda T e intervalo QT prolongado. A angiografia coronária invasiva mostra artérias coronárias não obstruídas associadas ao abaulamento com discinesia apical e médioventricular, acinesia ou hipocinesia com preservação basal. O tratamento da TCM persiste como uma condição mal compreendida que ainda necessita de mais estudos clínicos para esclarecer diversas dúvidas. Porém atualmente, é conduzido com a terapia para insuficiência cardíaca que pode ser utilizada até a normalização da função ventricular que pode variar entre 3-4 semanas após o início do quadro. Alguns estudos sugerem que o uso de IECA/BRA está relacionado com a redução na taxa de recorrência e aumento na sobrevida em um ano. E os β-bloqueadores podem agir na redução da gravidade das complicações cardíacas.
Palavras chave
Cardiomiopatia de Takotsubo, Síndrome Coronariana Aguda, Octogenária
Área
Tema Livre
Instituições
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo - Brasil
Autores
CAROLINE HARUMI SERICAWA SARUHASHI, GUILHERME CRIZOL DIAS, LETICIA GABRIELLE NAMI SHIMIZU, NEIRE FERREIRA ARAÚJO