Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: ENDOMIOCARDIOFIBROSE EM VENTRICULO DIREITO
Introdução
A endomiocardiofibrose (EMF) é uma doença rara que causa espessamento fibroso do miocárdio e do endocárdio, levando à cardiopatia restritiva. Sua etiologia não é completamente conhecida e é mais comum em regiões tropicais e países em desenvolvimento. A EMF geralmente afeta ambos os ventrículos, sendo menos comum o acometimento isolado do ventrículo direito. Este relato descreve um caso de EMF de ventrículo direito em uma mulher de 74 anos, em que a suspeição clínica e a ressonância cardíaca permitiram o diagnóstico.
Relato do Caso
Uma mulher de 74 anos, com hipotireoidismo controlado e sem histórico familiar de cardiopatias, apresenta dispneia aos esforços há 6 anos, com piora recente, atualmente em classe funcional III. Relata também tontura, turvação visual, edema de membros inferiores, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Ao exame físico, foram identificados estertores crepitantes, ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas, ascite, edema de membros inferiores e extremidades quentes. O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e sobrecarga atrial esquerda. O Holter de 24 horas não apresentou alterações adicionais, e os exames laboratoriais estavam dentro dos valores de normalidade. O ecocardiograma transtorácico revelou aumento das câmaras direitas, fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 73%, insuficiência tricúspide importante e hipertensão pulmonar. Foi identificada uma imagem ecogênica que obliterava todo o ápice do ventrículo direito, sugerindo endomiocardiofibrose do ventrículo direito. Para complementação diagnóstica, foi realizada a ressonância magnética cardíaca que mostrou dilatação das câmaras direitas, disfunção sistólica do ventrículo direito e obliteração apical desse ventrículo. Foi identificada fibrose endomiocárdica na porção apical do ventrículo direito, com áreas de hipossinal, além de uma discreta área de fibrose subvalvar tricúspide. Achados esses, compatíveis com endomiocardiofibrose do ventrículo direito.
Discussão
A evolução da EMF é insidiosa, com poucos sintomas iniciais, mas progride para grave insuficiência cardíaca. O diagnóstico é desafiador, com o ecocardiograma sendo um método de baixo custo e amplamente disponível. A ressonância magnética cardíaca com realce tardio permite um diagnóstico precoce e detalhado, diferenciando de outras cardiopatias. O tratamento foca no alívio dos sintomas. A cirurgia pode aumentar a sobrevida, mas tem altas taxas de mortalidade no pós-operatório e risco de reincidência da fibrose.
Palavras chave
Endomiocardiofibrose
Ventrículo direito
Cardiopatia restritiva
Insuficiência cardíaca
Fibrose endomiocárdica
Ressonância magnética cardíaca
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital Sirio Libanes - São Paulo - Brasil
Autores
LEONARDO IZZO SILVA, ALFREDO AURÉLIO MARINHO ROSA FILHO, HENRIQUE JOSÉ ALVIM DO AMARAL CALAÇA, ALICE WANDERLEY ROSA, BRIANE ALCÂNTARA VIEIRA PASINI, ALFREDO AURÉLIO MARINHO ROSA, CAROLINA MARANO CUNHA